Corel Draw

CorelDRAW

O CorelDRAW é um programa de design gráfico pertencente à Corel. É uma ferramenta profissional, mas muito prática que permite aos iniciantes desenvolverem trabalhos de qualidade sem maiores dificuldades. Este aplicativo possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc.) confecção de cartazes, etc.

 Ficha Técnica

Carga horária: 30 horas.

01 computador para cada aluno.

Pré-requisitos: Introdução à informática e conhecimento sobre o sistema operacional Windows.

A quem se destina: O curso de CorelDRAW destina-se a pessoas que trabalham principalmente com a arte de criar ilustrações, como: um ilustrador gráfico, ilustrador técnico, designer gráfico ou web designer. Destina-se, especialmente, para alunos que também trabalham ou trabalharão no ramo publicitário, etc.

Objetivo: Seja um ilustrador iniciante, que utiliza os recursos do CorelDRAW para uso pessoal a fim de realizar trabalhos autônomos, ou um profissional da área criando trabalhos específicos para uma grande empresa, o Corel oferece ferramentas de fácil utilização e de grande eficiência. Sendo assim, o objetivo deste curso é apresentar para o aluno e treiná-lo a utilizar os principais recursos da arte gráfica.

Conteúdo do curso:

Atividade 1 – Conhecendo o CorelDRAW: O aluno conhecerá o que são as ilustrações e a profissão do ilustrador, os programas utilizados para a criação e edição de imagens, conhecerá o CorelDRAW e o que pode ser criado com ele, a história da Corel e as versões do software, como inicia-lo e a janela do CorelDRAW.

Atividade 2 – Conhecendo as Ferramentas – Parte I: Nesta aula o aluno conhecerá as terminologias do CorelDRAW, a caixa de ferramentas, desenhará retângulos, quadrados, elipses, círculos e polígonos.

Atividade 3 – Conhecendo as Ferramentas – Parte II: Nesta atividade o aluno aprenderá a desenhar espirais, grades, formas predefinidas, apagar objetos, colorir contornos e preenchimentos, utilizar as ferramentas de linhas, mudar a ordem dos objetos.

Atividade 4 – Operações Básicas: O Aluno aprenderá a realizar operações básicas com arquivos, sobre as propriedades físicas da página de desenho, as propriedades de exibição da página de desenho, os Modos de Visualização e a barra de navegação.

Atividade 5 – Posicionando e Alinhando Objetos: Nesta atividade o aluno aprenderá a manipular as Réguas, as Grades, as Linhas-guia e alinhar os objetos.

Atividade 6 – Transformando os Objetos de Desenho: Entender os objetos; transformar os objetos; conhecer a Ferramenta Transformação e a janela Transformações; alterar a ordem dos objetos; e agrupar e desagrupar os objetos serão conceitos estudados pelo aluno nesta atividade.

Atividade 7 – Colorindo os Objetos de Desenhos – Parte I: Nesta aula serão apresentadas as cores de preenchimento e contorno; os tipos de preenchimento, como o preenchimento uniforme; preenchimento gradiente padrão e preenchimento gradiente personalizado.

Atividade 8 – Colorindo os Objetos de Desenhos – Parte II: O aluno conhecerá os outros tipos de preenchimentos como: o preenchimento de padrão, preenchimento de textura, preenchimento PostScript e o preenchimento Malha de cores; conhecerá a Ferramenta Preenchimento Interativo e aprenderá como copiar cores e atributos de um objeto.

Atividade 9 – Os Contornos e a Mídia Artística: Nesta atividade o aluno aprenderá como aplicar contornos, sobre o efeito Contorno, a trabalhar com as ferramentas Contorno Interativo e Mídia Artística.

Atividade 10 – Os Nós: Os nós e seus controles; os tipos de nós; conversão de formas geométricas em curvas e edição dos seus nós; e a criação de uma ilustração com a ferramenta Mão Livre serão os assuntos abordados nesta atividade.

Atividade 11 – Criando Novas Formas: Nesta atividade o aluno aprenderá a moldar objetos, a utilizar os comandos Verso Menos Frente, Aparar e Interseção, aplicar os efeitos PowerClip, Distorcer e a trabalhar com as ferramentas Faca e Borracha.

Atividade 12 – As Imagens e as Fontes - Parte I: Esta atividade mostrará a função das imagens e das fontes, o aluno aprenderá a importar arquivos, conhecer os tipos de textos, a criar um texto artístico, aplicar o efeito PowerClip em uma imagem, converter um gráfico vetorial em bitmap e um bitmap em vetor, e exportar uma imagem para outro formato.

Atividade 13 – As Imagens e as Fontes - Parte II: Nesta aula o aluno criará um panfleto e um folheto.

Atividade 14 – Os Efeitos: O aluno aprenderá a aplicar efeitos interessantes como, Mistura, Extrusão, a chanfrar uma extrusão, o efeito Lente e por fim aplicar um efeito 3D em texto artístico.

Atividade 15 – O Sistema de Impressão: Para finalizar, nesta última aula o aluno conhecerá o sistema de impressão, como imprimir um trabalho e gerar um PDF do original.

 

Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.

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