Tudo o que você precisa saber sobre a midias sociais

Redes sociais, no mundo virtual, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

Quando falamos em rede social, o que vem à mente em primeiro lugar são sites como Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Snapchat e Instagram, típicos da atualidade. Mas a ideia, no entanto, é bem mais antiga: na sociologia, por exemplo, o conceito de rede social é utilizado para analisar interações entre indivíduos, grupos, organizações ou até sociedades inteiras desde o final do século XIX.

Na internet, as redes sociais têm suscitado discussões como a da falta de privacidade, mas também servido como meio de convocação para manifestações públicas em protestos. Essas plataformas criaram, também, uma nova forma de relacionamento entre empresas e clientes, abrindo caminhos tanto para interação quanto para o anúncio de produtos ou serviços.

História das Mídias Sociais que você precisa apreder…

No princípio, a internet era basicamente acessada por comunidades científicas vinculadas às universidades. O seu propósito era fazer da rede uma plataforma para troca de informações e para pesquisa. Fatos como o início de sua exploração comercial, a criação dos primeiros portais e a entrada dos grupos de mídia como jornais e agências de notícias marcaram a década de 1990. O período coincide com o surgimento dos sites de relacionamento.

Comunidades online como Geocities e Tripod.com deram início às primeiras iniciativas de interação por meio de salas de chat, fóruns de discussão, blogs e páginas pessoais. Sites como o Classmates.com, o SixDegrees.com e o Friendster são alguns dos pioneiros na utilização de endereços de e-mail e na construção de perfis de usuários para aproximar pessoas.

Os perfis de usuário são as características centrais das redes sociais da internet. Sua utilização permite não só que usuários construam listas de contatos ou “amigos”, mas também procurarem por usuários com particularidades e interesses em comum. Trata-se de uma representação pela qual o usuário é descrito. Que em geral é gerado a partir das respostas dadas pelo próprio usuário como nome, idade, sexo entre outras que abrangem desde interesses pessoais a informações como a escola que frequentou ou a empresa na qual trabalhou. O uso dos perfis levou ao desenvolvimento de inúmeras outras funcionalidades, tais como as que utilizamos no Facebook, Twitter ou Google+.

Mídias Sociais ou Redes Sociais
Bem, você já deve ter ouvido ou lido muita coisa sobre esse assunto e ambas as expressões aparecem com certa frequência. Mas, você saberia distingui-las?

A palavra mídia refere-se a qualquer instrumento ou meio de comunicação social, como o jornal ou o rádio. Esses meios de comunicação tradicionais podem ser caracterizados como uma via de mão única, na qual você tem poucas possibilidades de participar ou dar sua opinião a respeito. De forma geral o termo mídia também serve para designar a imprensa.

O papel das mídias sociais em uma estratégia de Marketing Digital
Uma empresa de sucesso no mundo digital reconhece o papel de importância das mídias sociais em uma estratégia de Marketing Digital. Isso contribui para consolidar a presença digital de uma marca. Veja como isso é colocado em prática:

Aumento da visibilidade
As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas à internet, certo? Um dos grandes benefícios de explorar a internet para executar ações de marketing é estar presente no mesmo ambiente que todo esse público. Isso acaba gerando mais visibilidade sobre a sua marca.

O simples fato de aparecer em uma pesquisa no Google ou ser encontrado facilmente nas redes sociais pode ser um diferencial para ser visto por potenciais clientes.

Influência no processo de compra
Você já resolveu dar uma olhadinha nas avaliações de uma pizzaria antes de fazer a sua encomenda? Ou então procurou por opiniões do público sobre um software antes de contratá-lo? Esses são ótimos exemplos de como as mídias sociais influenciam no processo de compra.

Sentimento de pertencimento
As mídias sociais também incentivam o sentimento de pertencimento entre o público. Mais do que adquirir um produto ou serviço, o cliente passa a fazer parte daquele “clubinho” junto com todos os outros consumidores presentes nas mídias sociais.

Construção de bons relacionamentos
Como as mídias sociais são ambientes descontraídos que permitem a interação entre empresas e usuários, torna-se possível criar bons relacionamentos com o público. Esse é o passo inicial para gerar mais resultados de vendas.

Potencial de viralização
Outro atrativo das mídias sociais é o seu forte potencial de viralização – que permite que uma empresa alcance novos públicos através do engajamento dos seus seguidores. Com isso, amplia-se ainda mais a visibilidade sobre a marca.

News Reporter

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